Trabalhando

Dicas para encontrar o emprego dos sonhos

Procurar um emprego pode ser como namorar. Pode ser fácil ir on-line e encontrar um jogo para um primeiro encontro, mas o que acontece depois disso é o que mais importa. Essa primeira data (ou primeira entrevista) tornar-se-á uma relação a longo prazo? Ou vai ser um fracasso?

Procurar trabalho pode ser trabalho duro. Não é apenas uma questão de encontrar um emprego, qualquer um. É importante encontrar o trabalho certo, um trabalho que é um excelente ajuste para você agora e para o futuro, seja como um trampolim para sua carreira ou como uma oportunidade que você estará confortável para o longo prazo. Se for o trabalho errado, vais ter de começar uma busca de como conseguir emprego outra vez, se a posição não resultar. Além de ser estressante, vais ter de evitar ser considerado um saltador de emprego quando escreveres o teu currículo.

Porque procurar trabalho é demorado, bem como o trabalho duro e porque ele pode ser ainda mais difícil quando um trabalho não funciona e acaba por pedir demissão ou ser demitido, é melhor gastar seu tempo tentando acertar a partir do momento que você começar a caça de emprego. Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a encontrar um emprego que você vai adorar.

Fazer uma correspondência

Antes de começar a procurar emprego, passe algum tempo a certificar-se de que procura o emprego certo. Se você não tiver certeza sobre o que você quer fazer, faça um teste de carreira ou dois para gerar algumas idéias. Se for necessário, obtenha orientação profissional ou aconselhamento para ajudar a colocá-lo no caminho certo. Use os motores de busca de trabalho para procurar empregos que são um jogo para suas habilidades, experiência e interesses.

Não te candidates apenas ao emprego. Vai mais longe. Use suas conexões no LinkedIn, Facebook, Twitter, Google+ e outros sites de rede para descobrir quem você conhece na empresa. Peça-lhes informações sobre a empresa, em geral, bem como sobre o trabalho. Os seus contactos podem também fornecer-lhe uma indicação para a posição. Confira a página LinkedIn da empresa e os perfis de mídia social para coletar informações.

Entrevistar funciona para os dois lados

É tão valioso para TI entrevistar a empresa como para eles te entrevistar. Esteja preparado para responder a perguntas de entrevista e tenha uma lista de perguntas de entrevista de seu próprio pronto para fazer. Se não tem 100% de certeza sobre uma oferta de emprego e não conhece a equipa com quem vai trabalhar, pergunte se pode conhecer o seu futuro chefe e colegas. Também é perfeitamente bom pedir tempo para considerar uma oferta de trabalho, se você precisa pensar sobre isso.

Confira a cultura da empresa

O trabalho pode parecer fantástico, mas queres trabalhar para a empresa? A cultura da empresa é adequada para si nesta fase da sua carreira? É demasiado formal ou demasiado casual? Como a organização está estruturada? Existem oportunidades de promoção?

Certifique-se que o trabalho é um bom ajuste

Além de se certificar de que você quer trabalhar para a empresa, avalie cuidadosamente a oferta de trabalho. Queres mesmo este emprego? Vais ficar feliz a fazê-lo? Vai impulsionar a tua carreira? Irá dar-lhe a flexibilidade ou o equilíbrio trabalho/vida de que necessita? O salário é o que esperavas? Se não, negociar um salário mais elevado é uma opção? Os benefícios dos empregados são suficientes para as suas necessidades? Que tal o horário de trabalho, as horas e a viagem, se necessário? Se há alguma coisa sobre o trabalho ou o pacote de compensação que está fazendo você pensar duas vezes, o tempo para agir é antes de você aceitar a oferta.

É claro que nem todos os trabalhos funcionam perfeitamente, mesmo que você faça todas as coisas certas. No entanto, você terá uma melhor chance de fazer um jogo adequado se você tiver cuidado com cada passo do processo de busca de emprego e você tomar o tempo para fazer a devida diligência antes de dizer “sim” ao gerente de contratação.

Fonte: https://recursosehumanos.com.br/resumo-de-qualificacoes/