Rafael

Significado do nome Rafael

O nome Rafael tem a sua origem no nome hebraico, Rephael, que é composto pelos termos “repha”, que significa “curou” e “el” que quer dizer “Deus”. Dessa forma, o nome Rafael significa “Deus curou”, ou até “curado por Deus”.

Como grande parte dos nomes hebraicos terminados em “el”, a ligação do nome Rafael nome significado com a religião é muito forte, o que faz com que ele apareça várias vezes em escrituras e histórias sagradas no cristianismo.

A seguir, iremos conhecer algumas dessas histórias que ajudaram a espalhar o nome Rafael, fazendo com que ele se tornasse mais popular ao redor de todo o mundo.

A história do nome Rafael

A relação mais forte do nome Rafael com as escrituras sagradas aparece no livro de Tobias, da Bíblia Sagrada, onde é o nome de um dos 7 arcanjos mencionados na passagem. Em algumas traduções da história, o arcanjo Rafael é responsável por curar a cegueira do pai de Tobias, fazendo uma relação direta com o significado original do seu nome.

O arcanjo Rafael é um personagem importante em diferentes correntes religiosas, aparecendo em escrituras do cristianismo, assim como do judaísmo e do islamismo. Nessa última, o arcanjo Rafael é responsável por soprar a corneta como aviso de que o Juízo Final está chegando.

O nome Rafael nunca foi muito popular nos países de língua inglesa devido a alguns dos fonemas presentes no nome não existirem na língua. Apesar disso, sua popularidade foi muito grande em países da Europa falantes de outras línguas, em especial na Itália, onde foi o nome do importante pintor e arquiteto Rafael Sanzio, responsável por várias obras renascentistas presentes no Vaticano até os dias de hoje. Sua forte relação com diferentes religiões fez do nome Rafael muito popular entre famílias cristãs na Idade Média e, mais tarde, o nome cresceu muito entre os judeus.

Atualmente, existem diversas variações para o nome Rafael. O nome pode ser encontrado escrito, também, nas formas de Raphael, Raffael, Rafaell e até mesmo Rafhael.

A numerologia do nome Rafael

Dentro da numerologia, o nome Rafael está relacionado com o número 7. Pessoas ligadas a este número costumam ser muito exigentes consigo mesmas e com aqueles que estão ao seu redor. Quando criança, sempre tentará inventar as melhores brincadeiras entre os amigos, e esperará que eles se envolvam tanto nelas quanto ele e, ao crescer, irá sempre tentar realizar as suas tarefas de forma impecável.

As pessoas relacionadas ao número 7 costumam passar uma imagem fria para aqueles que observam de fora, pois elas costumam se isolar e apreciar muito o seu tempo sozinha. Quando criança, pode ser um pouco difícil para Rafael fazer amigos, pois é sempre muito cuidadoso e demora muito para se entregar a qualquer relacionamento, seja uma amizade ou um namoro, mas quando deixar alguém entrar no seu mundo, dificilmente essa pessoa irá querer deixá-lo.

Apesar de exigir muito das pessoas ao seu redor, é preciso que Rafael tenha cuidado para não esperar que elas sejam sempre perfeitas, pois essa exigência tão alta o tempo inteiro pode acabar afastando elas.